Conheça a história de uma grande empresa

História Agritech Lavrale

Ao longo dos anos as histórias da Yanmar do Brasil e da Lavrale Máquinas Agrícolas se fundiram, dando origem a Agritech Lavrale S.A.. Porém, a maioria das propriedades rurais espalhadas pelo Brasil não dispunha de energia elétrica quando essas histórias começaram.

A Yanmar do Brasil instalou sua fábrica na cidade de Indaiatuba (SP) em 1960, três anos após iniciar suas operações no país. E foi exatamente a condição do país, rural e ainda pouco desenvolvido, que permitiu que a empresa encontrasse neste setor da economia uma grande oportunidade. Durante mais de duas décadas a Yanmar do Brasil forneceu energia por meio de seus motores a diesel de pequeno porte para muitas propriedades rurais, mas foi em 1973 que a empresa passou a explorar sua verdadeira vocação com a produção do primeiro microtrator da companhia no Brasil.

Já a Lavrale começou suas operações em 1969, pouco tempo depois, em Caxias do Sul (RS). A empresa surgiu com o objetivo de desenvolver soluções para os homens do campo por meio da fabricação de implementos agrícolas para tratores de pequeno porte.

Mas foi em 2001 que as forças das duas empresas se uniram. Após uma cisão nas operações da Yanmar do Brasil, em que ocorreu a separação das divisões de motores e náutica da divisão de tratores, a Lavrale, empresa pertencente ao Grupo Stédile, comprou a divisão de tratores, que poucos meses antes havia sido denominada de Yanmar Indaiatuba. Com isso foi dada origem à fábrica de tratores Agritech Lavrale S.A., que passou a ser denominada Divisão Agritech.

A evolução das máquinas desenvolvidas pela Agritech é constante, desde os tempos em que eram produzidas pela Yanmar. Os primeiros tratores de 4 rodas produzidos foram os 1040 e 1050, em 1987. Hoje, com muito mais tecnologias e facilidades operacionais, eles estão muito distantes dos modelos que iniciaram a linha de produção da fábrica de tratores sediada em Indaiatuba, mas continuam utilizando a mesma fórmula que deu à companhia o seu maior diferencial: a produção de máquinas com versões personalizadas para cada cultura.

Os prêmios conquistados ao longo do tempo pela Agritech são a prova concreta desta evolução. A maior premiação da América do Sul para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra, reconheceu as qualidades dos produtos desenvolvidos pela Agritech cinco vezes.

A Agritech Lavrale – Divisão Agritech faz parte do Grupo Stédile, de Caxias do Sul (RS). Um dos mais respeitados conglomerados industriais do Brasil que engloba as empresas Agrale S.A., Germani Alimentos, Fazenda Três Rios, Fundituba Indústria Metalúrgica e a Engrenale.

1957

Início da trajetória da Yanmar no Brasil com a comercialização de motores.

1960

Inauguração da fábrica em Indaiatuba (SP). Primeira fábrica no país a produzir motores a diesel de pequeno porte.

1973

A Yanmar do Brasil entra no mercado agrícola com a produção do microtrator TC10.

1975

A Yanmar do Brasil funda a Fundituba, responsável pelas peças fundidas da companhia.

1978 e 1979

A empresa amplia seu leque de produção e lança motores estacionários e marítimos, o microtrator TC11 e o pulverizador de alta pressão.

1987

A empresa lança sua linha de tratores de quatro rodas, com os modelos 1040 e 1050. No mesmo ano, a empresa atingiu a marca de 600 mil motores produzidos no país.

2001

A empresa se divide em duas, Yanmar do Brasil, responsável pelos motores e pelas linhas marítimas, e Yanmar Indaiatuba, responsável pela fabricação dos tratores e microtratores. No mesmo ano a Yanmar Indaiatuba é adquirida pela Lavrale, do Grupo Francisco Stédile, e passa a ser denominada como Agritech Ltda. A Fundituba também é adquirida pelo Grupo na negociação. A fundição passa a operar sobre o comando da Agritech em 2002.

2002

Lavrale e Agritech fundem suas operações e passam a ser denominadas Agritech Lavrale S.A.. A fábrica de Indaiatuba recebe a denominação de Agritech Lavrale S.A. – Divisão Agritech. A Fundituba continua operando de maneira independente e fornecendo peças fundidas para a fábrica de tratores.

Recebe o Prêmio Gerdau Melhores da Terra Categoria Destaque (Modelo TC14)

2005

Lançamento do trator 1155 Super Estreito

Recebe o Prêmio Gerdau Melhores da Terra Categoria Novidade (TC Tração Integrada)

2006

Recebe os Prêmios “Melhor Desempenho – Anuário Exame”; e “Os Melhores do Agronegócio – Revista Globo Rural”.

2007

Início da produção do trator 1175 compacto.

2008

Recebe o Prêmio Gerdau Melhores da Terra Categoria Destaque (Modelo 1155 SE)

2010

Inauguração da Engrenale, divisão responsável pela fabricação das engrenagens e eixos destinados às transmissões e lançamento do trator 1175 Agrícola.

2011

Lançamento da Linha New 1155 Cabinado.

2012

Lançamento da linha de tratores Série 1200 com os modelos 1235 e 1250 de 30 cv e 50 cv. Neste mesmo ano foram lançados os modelos 1155 Super estreito e 1175 Compacto com cabine original de fábrica.

Recebe o Prêmio Gerdau Melhores da Terra Categoria Destaque (Modelo 1055)

2013

Recebe o Prêmio Gerdau Melhores da Terra Categoria Novidade (Modelo 1155 SE Cabinado)

2014

Lançamento do trator 1185 S Turbo, com 85 cv e produção do 100.000º trator da Agritech Lavrale S.A..

2015

Lançamento do modelo 1160, o trator mais completo da categoria.

2016

Lançamento dos modelos: 1185 Cabinado e 1155 Plus com câmbio lateral

Voltar ao topo